sábado, 17 de setembro de 2011





::: MICHAEL JACKSON DESAFIOU ATÉ A GRAVIDADE :::
Michael Jackson se foi, você sabe. Que ele era um grande artista também todos nós sabemos. Para tanto valho-me da gravação ao vivo de Smooth Criminal em que Jackson e bailarinos desafiam a gravidade em pleno palco num truque que cria uma ilusão incrível que parece contradizer a Lei da Gravidade e deixa o público de queixo caído. Assista ao vídeo acima (e preste bastante atenção no instante 3:41s). Depois volte ao post, à teoria física.










:: Uma "Regrinha" Mecânica Simples
A estabilidade de um corpo depende da posição do seu centro de massa(2) indicado na figura ao lado como CM num corpo em forma de paralelepípedo de base quadrada que usaremos como exemplo.
Existe uma "regrinha" simples em Mecânica que diz que "Enquanto a projeção vertical CM' do centro de massa de um corpo cair em sua base o corpo não tomba". Isso acontece porque a força peso P do próprio corpo exerce um torque (ou momento) que o faz girar e voltar para a posição de estabilidade.
Ao contrário, se esta projeção CM' sair fora da base, o peso P do próprio corpo exerce um torque que o faz girar noutro sentido, "para fora". O corpo inevitavelmente tomba!
Veja nas figuras algumas posições do corpo e a projeção do centro de massa na base.



:: Como Michael Jackson conseguiu este efeito?
Obviamente ele não burlou nenhuma lei física porque simplesmente leis físicas não podem ser burladas. Mas o vídeo mostra muito claramente Jackson e os dançarinos inclinando os seus corpos tal que os centros de massa (que numa pessoa fica mais ou menos na altura do umbigo) caem fora da base! E tudo feito no palco, ao vivo, em tempo real, na cara do público!
O truque está em
sapatos especialmente criados para este efeito. Estes sapatos, mais parecidos com "botinhas" de cano curto, no momento do truque ficam presos ao chão. Eles são reforçados para permitir aos dançarinos e ao próprio Jackson inclinar o corpo sem tombar, permanecendo presos na base fixa ao solo.
Centro de Massa é o ponto de equilíbrio do corpo no qual, por abstração, imaginamos toda a massa do corpo poderia estar concentrada.
Artigo retirado de www.fisicamoderna.blog.uol.com.br/








Nenhum comentário: